segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Com declarações desastrosas, Oswaldo de Oliveira perde o comando do time do Corinthians. Erro infantil para tentar salvar o emprego. E que refletirá na desesperada luta para o clube chegar à Libertadores. Pior para o isolado Roberto de Andrade...

Com declarações desastrosas, Oswaldo de Oliveira perde o comando do time do Corinthians. Erro infantil para tentar salvar o emprego. E que refletirá na desesperada luta para o clube chegar à Libertadores. Pior para o isolado Roberto de Andrade...




"Estou aqui para trabalhar e não fazer milagre. Não para tirar leite de pedra." Dessa maneira singela, Oswaldo de Oliveira respondeu ao questionamento interessante. Como se sentia já estar no Corinthians há um mês e só ter conseguido uma vitória. Em cinco partidas, dois empates e duas derrotas. O último jogo, por sinal, foi lastimável. Derrota para o São Paulo por 4 a 0, no Morumbi. O treinador entregou, sem pudor, seu elenco. Deixa claro que só um milagreiro poderia tirar leite de pedra do elenco corintiano. A cada declaração, cada entrevista, fica claro o erro absurdo de Roberto de Andrade em contratar Oswaldo de Oliveira. Seu trabalho já era péssimo no Sport. Deixou o clube à beira da zona do rebaixamento. Não teria o contrato renovado para 2017. Foi quando chegou o amigo particular, Roberto de Andrade, e o salvou da demissão em Recife e o trouxe para o Parque São Jorge. Sua contratação custou muito caro a Roberto. Ele perdeu o apoio do seu mentor Andrés Sanchez. Ficou sem o diretor de futebol Eduardo Ferreira e Fernando Alba não aceitou o convite para substituí-lo. O vice André Negão iria renunciar, mas foi aconselhado a ficar porque está sendo articulada a tentativa de impeachment de Andrade. O motivo: ter assinado documentos com presidente antes sequer da eleição.

Mas por quê Oswaldo de Oliveira? Roberto de Andrade precisava de um escudo no comando do futebol. Depois da saída de Tite para a Seleção, as escolhas do substituto foram trágicas. Cristóvão Borges e o auxiliar Fabio Carille. Os dois tinham a promessa do presidente que ficariam até o final de 2016, pelo menos. Mas Roberto de Andrade tem se mostrado um dos presidentes mais sujeito a pressão a assumir o cargo no Parque São Jorge. Bastaram as organizadas começarem a cobrá-lo e ele deu, sem constrangimento, as cabeças de Cristóvão e Carille. O presidente corintiano optou por Oswaldo pela amizade que os dois têm há anos. Roberto acreditava que o técnico seria festejado, respeitado. Afinal, chegou a ser campeão mundial pelo clube. Só que ele se esqueceu que o título foi em 2000. Nestes 16 anos, Oswaldo caiu em franca decadência. Não fez nenhum trabalho marcante desde a conquista, com uma equipe montada por Vanderlei Luxemburgo. Ganhou três campeonatos japoneses e um Carioca no Botafogo. Seus métodos antiquados vieram à tona no Parque São Jorge. Os coletivos de quase duas horas. Coletivos eram algo utilizados na década de 90. O trabalho setorizado, com muita intensidade, comprovadamente, é mais efetivo. Atletas reclamaram com assessores de imprensa e as queixas viram notícia. Aos 65 anos, Oswaldo de Oliveira não tem a mesma energia. Perdeu a vibração, o vigor nos treinos. Setoristas, jornalistas que vão todos os dias ao Corinthians, se mostram chocados. A passividade do técnico diante do fraco rendimento do time é algo assustador. Ainda mais porque Roberto de Andrade precisa desesperadamente da classificação do Corinthians para a Libertadores da América.

Tudo o que Oswaldo tem feito nas entrevistas é tentar salvar a sua pele. E entregar a cabeça dos seus jogadores, sem o menor constrangimento. O que ele fez depois dos 4 a 0 para o São Paulo foi pavoroso. "Não pode colocar o peso nas minhas costas de uma coisa que vem acontecendo há bastante tempo. Várias equipes estão desequilibradas no Brasileiro. O Corinthians é uma delas." Os jogadores estão cada vez mais cansados do técnico. Viram o que ele fez com o jovem zagueiro Pedro Henrique. Ele cometeu um pênalti infantil contra a Chapecoense. Foi retirado do clássico, contra o São Paulo, sem dó. Oswaldo de Oliveira entrega mais cabeças para a guilhotina do que Maximilien de Robespierre, no Período do Terror, na Revolução Francesa. Roberto de Andrade está encurralado. Tem ouvido de conselheiros próximos que o seu treinador perdeu o comando do grupo. Os atletas se mostram descontentes e sem estímulo. Sabem que haverá uma grande reformulação no elenco em 2017. O clube já contratou Jô, Wagner e Luidy. O técnico pediu três jogadores do Palmeiras. Gabriel, Arouca e Rafael Marques. O primeiro volante não sairá. Mas há possibilidade de os outros dois trocarem de clubes. Oswaldo não está mostrando o menor tato nessa transição. Com o time precisando desesperadamente de vitórias contra Figueirense, em Santa Catarina; Internacional e Atlético Paranaense, no Itaquerão;e Cruzeiro, no Mineirão. Os quatro jogos restantes no Brasileiro. Como o treinador conseguirá fazer os atletas se empenhar, dar tudo o que puderem para chegar entre os seis do Brasileiro, se o treinador os desmoraliza para a imprensa. E também faz questão de deixar claro que o time será reformulado? Oswaldo tem cometidos erros infantis. Incompatíveis para o atual Corinthians. Roberto de Andrade não sabe o que fazer. Ofereceu contrato até o final de dezembro de 2017. Com multa rescisória. Se for demitido, receberá salários até o fim do próximo ano. Caso o clube não chegue à Libertadores, será o caos. Oswaldo não tem defensores importantes. Muito pelo contrário. Conselheiros e membros da diretoria o querem fora. Assim como as organizadas. Apenas Roberto de Andrade jura que ele "dará certo". Mas para isso, o técnico precisa do comprometimento do time. O mesmo que humilha em cada entrevista. E que será reformulado. A tensão já domina o Parque São Jorge. A cada dia se confirma a previsão de conselheiros ligados a Andrés. Roberto de Andrade errou feio.

Perdeu o apoio de Andrés Sanches à toa.

Apostando em um treinador ultrapassado, desmotivado.

Depois de cortar muitas cabeças...

Maximilien de Robespierre foi decapitado...


   

Fonte: Esportes R7
Autor: cosmermoli
Publicado em: 14 Nov 2016 17:11:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário