segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ele é um fenômeno. Medalha de ouro olímpico, titular da Seleção de Tite, campeão, mesmo vendido ao City. E ainda o Craque do Brasileirão. Tudo aos 19 anos. Nunca houve ninguém como Gabriel Jesus na vida do Palmeiras...

Ele é um fenômeno. Medalha de ouro olímpico, titular da Seleção de Tite, campeão, mesmo vendido ao City. E ainda o Craque do Brasileirão. Tudo aos 19 anos. Nunca houve ninguém como Gabriel Jesus na vida do Palmeiras...




Ele é um fenômeno. Personalidade suficiente para virar as costas ao Barcelona e ao Real Madrid. Escolher ir jogar no Manchester City por causa de Pepe Guardiola. Enfrentar Paulo Nobre, que queria fazer leilão milionário. Em troca, garantir jogar mais seis meses vendido. E ainda prometer dar a vida para fazer o Palmeiras campeão brasileiro. Suportar a pressão de fechar a negociação em plena Olimpíada. E ainda ser o destaque da competição vencida pela primeira vez pelo Brasil, ao lado de Neymar. Depois, se firmar como um dos titulares mais importantes da Seleção de Tite. Não bastasse, não só cumpriu a promessa. Foi peça fundamental para o Palmeiras voltar a ser campeão depois de 22 anos. Expôs suas canelas, seu corpo contra zagueiros violentos, veteranos que tentavam intimidá-lo com ameaças e palavrões. Cada encarada, e lá partia ele para a vingança. Com a bola dominada, buscando o drible mais humilhante. Como aprendeu a fazer na rua, quando era menino. No Bairro do Limão, depois no Jardim Peri. A periferia violenta o ensinou a não se dobrar diante de ninguém. Como se tudo isso não bastasse, tem mais. Deverá ser escolhido o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. O "craque", como a CBF gosta de valorizar. Ele conseguiu quebrar o dogma de jogador vendido tem de ser entregue.

Tudo isso com apenas 19 anos. Gabriel Fernando de Jesus reverteu a lógica. E está pronto para seguir a carreira na Europa. Cumpriu o que tinha para fazer no Brasil. Gabriel Jesus já é, disparado, o maior talento que saiu da base do Palmeiras. O clube ficou marcado por fazer péssimos trabalhos com os garotos. Tanto que é o único entre os grandes do futebol brasileiro que nunca venceu sequer uma taça São Paulo. Nunca houve valorização dos meninos. Por tradição, sempre houve a preferência pelas compras, contratações de jogadores prontos de outros times. O destino o levou ao Palestra Itália. Antes, ele passou por Corinthians e São Paulo. E não ficou. "Eu treinava todos os dias na base do Corinthians, mas aí a pessoa que me buscava em casa e me levava para o treino não apareceu mais e eu não sabia ir sozinho.No São Paulo, eu fui aprovado nos testes, mas eles falaram que como eu era de São Paulo não podiam me dar um alojamento, só que para ir para Cotia todos os dias eu teria que prejudicar meus estudos. Acabei priorizando a escola. "Parece que meu futuro tinha de ser no Palmeiras." Gabriel foi criado apenas pela mãe, Vera Lúcia Diniz de Jesus. Faxineira, ela foi abandonada grávida pelo marido. E não tinha como acompanhá-lo nos treinamentos. Precisava trabalhar. A personalidade forte do jogador teve de ser desenvolvida na marra. "Desde cedo aprendi a escolher o que quero para mim", confidencia. O Palmeiras esteve a ponto de perder Gabriel Jesus. Em dezembro de 2014, ele era o grande destaque da base. Artilheiro, driblador, ousado, veloz. Era assediado pelo Corinthians e São Paulo. Ganhava R$ 2,5 mil. Paulo Nobre ficou arrepiado ao saber que o São Paulo, então do seu inimigo Carlos Miguel Aidar, estava querendo levar a promessa palmeirense. E em uma negociação pesada, o presidente conseguiu segurar o atleta. Na verdade, contou com sua cumplicidade. Gabriel Jesus ficou magoado com a falta de atenção dos dirigentes corintianos e são paulinos. Escolheu ficar no Palmeiras.

Logo foi chamado diversas vezes para as Seleções Brasileiras de base. Já sabia estar pronto para jogar no profissional. Mas foi barrado, perdeu tempo por falta de visão, de coragem de Oswaldo de Oliveira. Com a desculpa de estar preservando o garoto, o técnico não o colocava em campo porque o considerava um atleta "normal", não entendia a histeria em relação a ele. Não se comovia nem quando os próprios jogadores vinham até ele e diziam que, com 17 anos, Gabriel Jesus poderia ser titular do Palmeiras. Oswaldo só o colocou quando a diretoria começou a pressionar. Logo foi demitido por sua fracassada campanha, Marcelo Oliveira chegou, a vida de Gabriel Jesus mudou. Mas chegou ao auge com Cuca. "Ele é impressionante. É técnico, inteligente, habilidoso, corajoso. Joga sem medo, como se fosse um veterano. Tem tudo para ser um dos melhores do mundo. O Gabriel é especial", resume Cuca. Por perceber todo esse potencial, o técnico foi fundamental para que ele ficasse, mesmo vendido ao Manchester City. Cuca sentiu que ele desejava sair campeão brasileiro. E explorou essa vontade até o final. Insistiu que ficaria na história do Palmeiras. E teria as portas abertas para um retorno, quando estivesse milionário e consagrado na Europa, com trinta e poucos anos.

Esse respaldo só o deixou mais forte. Nas conversas com Guardiola, Gabriel Jesus entendeu que não haveria problemas. O treinador catalão entendia também que faria muito bem ao garoto ter mais experiência. Chegar mais vivido no Manchester City. Se fosse campeão brasileiro, com mais moral. Tudo saiu até melhor do que os dois previam. Eles não haviam pensado também na Seleção Brasileira, onde se tornou um dos titulares absolutos de Tite. Não bastasse tudo isso, Gabriel Jesus deverá ser o escolhido como o craque do Brasileiro de 2016. Raríssimos jogadores do futebol mundial tiveram um início de carreira tão marcante, tão vitorioso. Gabriel Jesus sai do país com a medalha de ouro olímpica no peito, campeão brasileiro, titular da Seleção e ainda com o prêmio de melhor jogador do país pentacampeão mundial. Vai para os braços de Pep Guardiola. No Palmeiras, há sérias dúvidas se vale a pena ele se expor uma última vez, jogar contra o Vitória, no domingo, em Salvador. O bom senso indica que Gabriel Jesus deveria ser dispensado para tocar sua vida. Receber seu prêmio como melhor do Brasil, descansar um pouco, e partir para a Inglaterra. A princípio, ele não quer. A situação será definida amanhã. Ele já fez tudo o que se poderia imaginar no Palestra Itália.

A partir de janeiro, chegará o segundo capítulo de sua vida como profissional. Colocar em prática a promessa feita por telefone por Pep Guardiola. E o que o seduziu, o fez virar as costas ao Barcelona e ao Real Madrid.


Guardiola prometeu que vai explorar todo o seu potencial.

Transformá-lo em um dos melhores jogadores do mundo.

E é acreditando nesta promessa que o garoto vai para a Inglaterra.

Com a certeza que fez tudo pelo clube que aprendeu a amar.

O protegeu, o ensinou a viver e passou confiança como o pai que nunca teve.

Por isso, Gabriel Jesus um dia vai voltar.

Antes, tem muito o que fazer pelo futebol europeu e pela Seleção.

Tantas conquistas com apenas 19 anos.

Nunca houve ninguém assim na vida do Palmeiras.

Ele é um fenômeno...

   

Fonte: Esportes R7
Autor: cosmermoli
Publicado em: 28 Nov 2016 10:36:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário