quinta-feira, 30 de abril de 2015

Derrota da Globo para Gugu. Culpa cai no Palmeiras, o 'derrubador de Ibope'. Três jogos seguidos teriam sido 'suicídio'. A emissora carioca promete apelar para seu clube favorito: o Corinthians...

Derrota da Globo para Gugu. Culpa cai no Palmeiras, o 'derrubador de Ibope'. Três jogos seguidos teriam sido 'suicídio'. A emissora carioca promete apelar para seu clube favorito: o Corinthians...




Os números consolidados do Ibope, entre 22h33 até 0h19 de hoje mostram que os executivos globais estavam certos. Seria desastroso mostrar Sampaio Corrêa e Palmeiras em todo o Brasil. O resultado foi pífio em São Paulo, cidade que mais interessa aos patrocinadores. Foram meros 12 pontos. O futebol ficou em segundo lugar. A liderança ficou com Gugu. O apresentador da Record chegou a 13 pontos. Sua maior "arma", pegadinha usando um anão. O resultado para a Globo foi constrangedor. Confirmou a fama de "derrubador de Ibope" que o Palmeiras carrega desde 2002, no seu primeiro rebaixamento. A emissora carioca tentará ainda mais se manter fiel à sua determinação de mostrar cada vez mais partidas do Corinthians para São Paulo. O presidente palmeirense, Paulo Nobre, também tem motivos de sobra para ficar ressentido. O dirigente sonha em aumentar a cota do seu time, reforçado e agora com a nova arena. Sempre vale lembrar a diferença nas cotas. Entre 2012 e 2015, a distribuição foi dessa maneira: Grupo 1 – Flamengo e Corinthians: R$ 110 milhões
Grupo 2 – São Paulo: R$ 80 milhões
Grupo 3 – Vasco e Palmeiras: R$ 70 milhões
Grupo 4 – Santos: R$ 60 milhões
Grupo 5 – Cruzeiro, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo: R$ 45 milhões
Grupo 6 – Coritiba, Goiás, Sport, Vitória, Bahia e Atlético Paranaense: R$ 27 milhões

Do próximo ano até 2018, a diferença para os primeiros ficará maior: Grupo 1 – Flamengo e Corinthians: R$ 170 milhões
Grupo 2 – São Paulo: R$ 110 milhões
Grupo 3 – Vasco e Palmeiras: R$ 100 milhões
Grupo 4 – Santos: R$ 80 milhões
Grupo 5 – Cruzeiro Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo: R$ 60 milhões
Grupo 6 – Coritiba, Goiás, Sport, Vitória, Bahia e Atlético Paranaense: R$ 35 milhões Ou seja, a diferença entre Palmeiras e Corinthians só aumentará. Pulará de R$ 40 milhões para R$ 70 milhões. A amigos, Nobre diz que, quando assumiu, tudo já estava estabelecido. E que reverteria essa pecha de "derrubador de Ibope", que foi atrelado ao clube. Só que Oswaldo de Oliveira preferiu levar um time reserva ao Maranhão. Preservar seus atletas para a final do Campeonato Paulista. O que espantou de vez os torcedores paulistas. Os executivos da Globo se irritaram porque foi a primeira vez que Gugu ficou em primeiro lugar, desde o seu retorno à Record. O pior é que não há desculpa de entrevista especial com alguém polêmico como Susane Ristofhen ou o ex-goleiro Bruno preso em Minas Gerais. Cada resultado ruim como o de ontem é contabilizado pelas agências que representam os patrocinadores do futebol na emissora carioca. Itaú, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Vivo, Volkswagen e Ambev. Empresas que dividiram R$ 1,3 bilhão em 2015. A audiência do futebol na emissora caiu 28% nos últimos dez anos. Os torcedores do Palmeiras fazem questão de dizer que, além de Gugu, também são responsáveis pelo vexame. E que não assistem futebol na Globo. Seria em represália pela emissora não dizer o nome da empresa de seguros que comprou o naming rights do novo estádio. E por isso a tratam pelas iniciais RGT, Rede Globo de Televisão. A Fox Sports já vai atrapalhar a revanche na próxima quarta-feira. Conseguiu ter exclusividade em relação ao Corinthians contra o Guarani no Paraguai. Conseguiu junto à Conmebol, a antecipação da partida para as 19h45. As 22 horas, horário exigido pela Globo, São Paulo e Cruzeiro pela Libertadores. A Fox Sports também já entendeu o poder midiático corintiano e promete comprar novas brigas para mostrar o clube mais popular de São Paulo sozinha. A emissora carioca tem nos corintianos sua preferência. Mas os são paulinos são sua segunda opção. Palmeiras é o terceiro e o Santos, o quarto time grande paulista. Os canais de televisão do Brasil já perceberam. Deixou de ser uma façanha impossível, inalcançável vencer a disputa com a Globo aos domingos às 16 horas e nas quartas-feiras às 22 horas. O calendário esdrúxulo que a emissora carioca organiza com a CBF e Federação Paulista de Futebol tem aberto várias brechas. Mostrado partidas sem o menor apelo. A final do Paulista entre Palmeiras e Santos não anima nem um pouco os executivos da emissora. A primeira partida entre os dois ficou com apenas 21 pontos. Número baixo para a decisão do torneio em São Paulo, envolvendo equipes grandes. Como aconteceu com metade do Brasil ontem, a emissora carioca terá sempre um filme pronto para mostrar às quartas ou nos domingos que os jogos foram desinteressantes. Uma parte significativa do país acompanhou o repetido filme O Espetacular Homem-Aranha. Futebol, principalmente, que não envolva Corinthians ficou arriscado para a Globo. A partida com o Sampaio Corrêa foi a terceira seguida do Palmeiras, o que não acontecia desde 2012. Foram Corinthians, Santos e Sampaio Corrêa. E um jogo com tão fraca audiência em uma quarta-feira só aconteceu no dia 16 de abril de 2014. Os times: Santos e Mixto do Mato Grosso. Os santistas, desde que perderam Neymar, se mostram desinteressantes. A lição de ontem não será esquecida. Nada de três jogos seguidos dos palmeirenses. Em 2014, a Rede Globo transmitiu 33 jogos do Corinthians.O São Paulo apareceu 29 vezes. O Santos teve 14 transmissões e o Palmeiras apenas 13. Muitos dos jogos mostrados de santistas e palmeirenses foram clássicos. Neste ano, os corintianos já tiveram 16 partidas transmitidas. O São Paulo, 14. Com o confronto de ontem, os dois "derrubadores de Ibope", somaram apenas oito jogos mostrados em 2015, seis dos palmeirenses e dois dos santistas. A ordem é na emissora é "nunca mais" ficar amarrada a três jogos seguidos do Palmeiras. Simples assim...





Fonte: Esportes R7
Autor: cosmermoli
Publicado em: 30 Apr 2015 17:12:04

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