quinta-feira, 7 de maio de 2015

O responsável pelo recorde de público no Morumbi: Vinicius Pinotti, o mecenas de Centurión. Convenceu o aristocrático Aidar a fazer o óbvio: baixar os preços dos ingressos. "O São Paulo, clube de elite, acabou"...

O responsável pelo recorde de público no Morumbi: Vinicius Pinotti, o mecenas de Centurión. Convenceu o aristocrático Aidar a fazer o óbvio: baixar os preços dos ingressos. "O São Paulo, clube de elite, acabou"...




Arquibancada azul: R$ 120,00.
Arquibancada laranja: R$ 120,00.
Arquibancada vermelha: R$ 120,00.
Arquibancada visitante: R$ 120,00.
Cadeira amarela: R$ 180,00.
Cadeira especial azul: R$ 240,00
Cadeira especial vermelha: R$ 240,00
Cadeira laranja: R$ 180,00
Cadeira laranja premium: R$ 180,00.
Camarote soberano: R$ 300,00.
Cadeira cativa (somente proprietário): R$ 120 (portões 05 e 16)
Cadeira térrea P02: 180,00(portão 02)
Cadeira térrea P04: 180,00 (portão 04)
Setor PNE (acompanhante): R$ 120,00 (portão 17B) Esses foram os preços para o torcedor comum do São Paulo na partida pela Libertadores, contra o Danúbio, no Morumbi. Público pagante: 16.689 pagantes. Cadeira Amarela R$ 90,00 (portão 16)
Cadeira Especial Azul R$ 120,00
Cadeira Especial Vermelha R$ 120,00
Cadeira Laranja R$ 90,00
Cadeira Laranja Premium R$ 90,00
Camarote Soberano R$ 150,00
Cadeira Cativa (somente proprietário) R$ 60,00
Cadeira Térrea P02 R$ 90,00
Cadeira Térrea P04 R$ 90,00
Cadeira Térrea P17 R$ 90,00
SETOR PNE (acompanhante) R$ 60,00 Preços de ingressos para torcedores comuns do São Paulo, na partida contra o Cruzeiro, pela Libertadores, no Morumbi. Público pagante: 66.369 torcedores. Recorde no Brasil em 2015. Mais do que qualquer final de estadual: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul. A esmagadora maioria dos dirigentes do Brasil merece ser crucificada. Egoísta, irresponsável, gananciosa. Raramente alguém acerta. Mas foi o que aconteceu no São Paulo. O Morumbi voltou a tremer, a torcida voltou a ter o "espírito" da Libertadores contra o Cruzeiro por um motivo óbvio. Os preços dos ingressos baixaram para os torcedores comuns. Foram eles que fizeram enormes filas para garantir o estádio cheio diante dos mineiros.

O acerto na verdade foi uma correção. E partiu do mecenas do São Paulo, Vinicius Pinotti. O homem que tirou do bolso R$ 12,7 milhões e emprestou o dinheiro para o clube comprar Centurión. O empresário que tem participação na Natura entre outros negócios surgiu quando Carlos Miguel mais precisava. O presidente ficou tão feliz com o mecenas que o nomeou seu diretor adjunto e assessor do presidente. Muitos conselheiros ligados a Juvenal Juvêncio ironizaram. Afirmaram que Pinotti havia comprado o cargo. Mas o campo de sua atuação aumentou. O que revoltou ainda mais a oposição. Desde março ele passou a ser diretor de marketing. E enfrentou a ganância de Aidar. O presidente queria de qualquer maneira manter os preços altos no Morumbi. Acreditava que a Libertadores seria uma maneira de tornar o ultrapassado Morumbi atraente para os torcedores. Como o Corinthians faz no Itaquerão. E os palmeirenses estão fazendo no seu novo estádio, mesmo sem a competição sul-americana.

Pinotti soube usar o vexame diante do Danubio como exemplo. E jurou a Aidar que lotaria o Morumbi contra o Cruzeiro. Radicalizou, baixou os preços pela metade. Contra o San Lorenzo, por sua influência, já havia feito a promoção um mais um. Ou seja, quem comprasse um ingresso inteiro teria o direito de levar um amigo. Ou seja, era uma meia entrada disfarçada. 26.236 pessoas estiveram no jogo, o que já foi um alento. A vibração dos torcedores influenciou no comportamento do time que venceu o campeão da Libertadores de 2014. Aidar finalmente entendeu que é melhor mais gente e ingressos menos elitizados. Ou em bom português, mais baratos. Pinotti sabe das desconfianças que despertou ao oferecer o dinheiro para contratar Centurion. E acabou se explicando a um site de torcedores do São Paulo, o Arquibancada Tricolor. A entrevista foi oportuna. Finalmente explicou como foi a estranha transação. Afinal, ninguém sai por aí emprestando R$ 12,7 milhões para o seu time de coração ser reforçado. "Para esclarecer esse negócio, vale salientar que para qualquer instituição, a dívida boa deve ser sempre bem vinda. Naquele momento, por exemplo, o São Paulo não tinha dinheiro para viabilizar a contratação do Centurión. Eu disponibilizei a quantia ao clube e o pagamento será em CDI (Nota: A sigla significa Certificado de Depósito Interbancário, ou seja, a modalidade econômica é utilizada quase que exclusivamente em empréstimos entre bancos algo que não existe no mercado tamanho o seu baixo rendimento). "Além disso, ofereci duas janelas de transferência para que o clube comece a me pagar, o que significa que a primeira parcela será paga em janeiro de 2016. Minha única exigência foi que o pagamento termine até o fim do mandato do presidente Carlos Miguel Aidar, em abril de 2017. "Não tenho participação em futuras transferências tampouco nos direitos econômicos do jogador. Sobre futuras contratações, podem sim ocorrer, desde que sejam nomes indicados exclusivamente pelo departamento de futebol, como foi o caso com o Centurión. Não entrei no São Paulo para ganhar dinheiro, graças a Deus não preciso."

Está claro que Pinotti é milionário. Mas o que interessa é uma visão menos elitizada do São Paulo, do futebol. O que deixa claro em relação aos preços dos ingressos. "Inicialmente, já que haviam ingressos vendidos para os três jogos da primeira fase da Copa Libertadores pelo valor de R$ 120,00 ao torcedor comum, conseguimos melhorar a situação com promoção VC + 01, que foi um sucesso principalmente na partida contra o Corinthians. Essa é uma prioridade para mim, aproximar o torcedor do clube independentemente de sua classe social. "Essa ideia de “São Paulo clube de elite” acabou, pelo menos enquanto eu for o diretor de marketing. Nossa massa é o torcedor que mora longe, ganha pouco e tem dificuldades para pagar qualquer quantia. A estratégia anterior estava, a meu ver, completamente equivocada. Nós devemos priorizar o sócio-torcedor, incentivá-lo a ir ao campo, mas jamais abrir mão do torcedor comum. Já nas oitavas de final contra o Cruzeiro o valor para a torcida em geral na arquibancada será de R$ 60,00." Ou seja, Pinotti pode ter comprado o seu ingresso na diretoria. E seus investimentos em jogadores precisam ser acompanhados bem de perto. Mas o empresário de 38 anos, mexe em um ponto que estava estagnando o São Paulo. A insistência de seus dirigentes, principalmente, Carlos Miguel Aidar, em ingressos caríssimos. Postura que afastava o time do que ele mais precisava, o apoio dos torcedores. É muito melhor ter ingressos com preços razoáveis e o estádio lotado do que bilhetes caríssimos e o Morumbi às moscas. Um pouco de bom senso e menos ganância bastaram. Recorde de público no Brasil, 2015. Ponto para o mecenas...





Fonte: Esportes R7
Autor: cosmermoli
Publicado em: 07 May 2015 17:34:08

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