quarta-feira, 20 de abril de 2016

Lucas Lima sabe. Seu tempo de Brasil está perto do fim. Age como quem sabe que ganhou a aposta. E tem um grande clube europeu como destino, a partir do meio do ano. Queira ou não o Santos...

Lucas Lima sabe. Seu tempo de Brasil está perto do fim. Age como quem sabe que ganhou a aposta. E tem um grande clube europeu como destino, a partir do meio do ano. Queira ou não o Santos...




Ele é o meia mais talentoso do futebol brasileiro. Há três janelas, ou um ano e maio, tem recusado propostas para atuar no Exterior. Tem 25 anos. Serve à Seleção de Dunga. Disse não ao Porto, Torino, Sampdoria, sondagens de clubes do Leste Europeu. Virou as costas para R$ 5 milhões mensais na China. Garantiu ter feito a escolha certa ficando no Santos. Um jogador assim deveria ser levado para tratamento psiquiátrico. Ou ele tem alguma proposta importante secreta. É essa a maior desconfiança da diretoria santista. Como meu amigo Samir Carvalho escreve no UOL, o comportamento do meia mudou na Vila Belmiro. Mas não é só no clube. Nas entrevistas, nas provocações pela Internet. Lucas Limas está deixando claro que sua confiança passou do aceitável. O que combina com as notícias que chegam desde a Europa. Sua aposta ousada parece ter dado certo. Seu nome está sendo sondado por clubes grandes, importantes, poderosos do Velho Continente. Sem precisar se submeter a fazer uma "ponte" no Porto, como os empresários da Doyen Sports tanto queriam. Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid surgem como os grandes interessados. A ida para qualquer um desses clubes valeria virar as costas até para Fernanda Lima. A diretoria do Santos tem mínimo poder de decisão no futuro do jogador. Por ter apenas 10% dos seus direitos. O clube aceitou servir de vitrine para a Doyen mostrar seu atleta. A empresa tem 80% dos direitos. Os outros 10% são do empresário Edson Khodor.

Já deu mais do tempo suficiente para o mercado europeu conhecer o habilidoso e inteligente meia. Todo empresário importante tem um imenso material do jogador. Muito independente, Lucas Lima demonstra que seu tempo de Brasil acabou. Apenas espera a abertura da janela no meio do ano para ir bem longe. Ele tem em Neymar um defensor em relação ao Barcelona. Sua capacidade toque de bola curto e inversões de jogo casaria muito bem no esquema catalão. Assim também como no Real Madrid. No competitivo Atlético de Madrid, Lucas Lima teria de mudar de característica. Impor mais intensidade, participar muito mais do jogo do que faz com a camisa do Santos. O otimismo de Lucas Lima de que já tem algo acertado é transparente. Não consegue esconder nas entrevistas mais recentes. "Fiz essa opção (de permanecer no Brasil). Foi uma opção particularmente minha e da minha família. Aconteceram até algumas brigas aí, mas a opção foi particularmente minha e dos meus pais, junto comigo. Falamos: "Vamos permanecer, vamos tentar primeiro chegar na seleção brasileira, e depois a gente pensa em estar saindo". Vivi um momento muito bom no Santos, então tinha uma insegurança de sair para a Europa e lá as coisas não acontecerem tão rápido. "Uma hora ou outra tenho o desejo de jogar na Europa, como todo mundo tem. Às vezes as pessoas veem de outro lado, por eu estar falando isso, estar declarando, não tem gratidão ao Santos... É totalmente ao contrário, sei que estou onde estou, porque cheguei a Seleção graças ao Santos. Eu tenho esse desafio, esse desejo de estar jogando na Europa. No momento certo, vou estar saindo."

As declarações dadas ao Sport são mais do que explícitas. Pior só o que falou há 15 dias. "Em momento difícil do clube, eu fui homem, cheguei no presidente e, independentemente de propostas e de todos falando para entrar na Justiça, eu fiquei. O Santos não tem interesse (em vender) porque só tem 10%, mas eu quero sair, todos sabem. A gente sempre espera (gratidão). Mas no futebol essa palavra é difícil. Estou tranquilo e não vou sofrer por antecipação." Lucas Lima se referia ao início de 2015, quando vários atletas como Edu Dracena, Aranha e Arouca entraram na Justiça para deixar o Santos. O meia também tinha salários e direito de imagem em atraso. Mas ficou. E agora quer "gratidão". O Santos pode ter apenas 10% dos direitos do meia. Mas como o jogador está registrado no seu nome, pôde fixar o preço de sua liberação ao Exterior. E ela custa 60 milhões de euros, R$ 240 milhões. Dez por cento dessa quantia é nada menos do que R$ 24 milhões. O jogador deseja que essa quantia seja diminuída. Por isso, a história de gratidão. Modesto Roma sonhava em segurá-lo até o final do ano. Seu contrato com o Santos vai até dezembro de 2017. Mas está evidente que Lucas Lima não quer cumprir. Suas malas estão prontas para o meio do ano. E para um clube que sempre sonhou. Importante no cenário mundial. O meia não tem problema psiquiátrico algum. Só apostou alto. E parece ter feito a escolha certa...





Fonte: Esportes R7
Autor: cosmermoli
Publicado em: 20 Apr 2016 11:41:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário