quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Fernando Prass e Ricardo Oliveira. Duelo de 72 anos. Quem deveria espalhar tranquilidade, incendeia. E cria clima de guerra para a decisão da Copa do Brasil, hoje na Vila Belmiro...

Fernando Prass e Ricardo Oliveira. Duelo de 72 anos. Quem deveria espalhar tranquilidade, incendeia. E cria clima de guerra para a decisão da Copa do Brasil, hoje na Vila Belmiro...




"Eu sou um cara muito tranquilo, para me tirar do sério é difícil. Catimba, jogo de corpo, uma chegada mais forte, faz parte do jogo. Um soco sem bola não faz parte, isso não é de um jogador profissional. Num lance em que eu me antecipei e tirei a bola, ele passou por mim e me deu um soco nas costas. As imagens com certeza estão aí. Espero que analisem essas imagens." "Depois vai dar para ver nas imagens. Eu disputo uma bola com ele e nem toco nele. E ele solta o braço em mim por trás. Estava sem bola. Na sequência eu trombei mesmo. São disputas do jogo que precisamos fazer uma avaliação. Ele faz uma acusação, mas não procede, porque ele deu em mim sem bola primeiro. Falei que se ele quisesse disputar um jogo normal íamos disputar um jogo normal. Só que dentro do campo temos de nos respeitar. Ele não me respeitou. Devolvi sem soco." "Se eu visse que era ele ali, eu não teria esbarrado, teria feito coisa pior. Graças a Deus, não vi que era ele. Ainda bem que ficamos no meio de campo, cumprimentando a torcida, deu para esfriar um pouco a cabeça." "Eu tive um livramento, então (risos). Senão poderia ir para o hospital. Ainda bem. Graças a Deus vou poder chegar em casa (risos). Foi um pisão, ele não viu, acho que não está enxergando direito. Faz parte. "Acho que foi a rivalidade. É normal. Pode ser um ressentimento da final. Da cavadinha. Pode ser, sim. Até o lance não tinha nada. Situação um pouco diferente do que estamos acostumados a ver no futebol. "Acho que ele quis ser mais homem, quis demonstrar isso. Mas ele não vai ser. Meu jogo é 100%. Vou brigar com o zagueiro, vou empurrar, eles vão me empurrar, vou brigar, pedir falta. A minha camisa eu vou defender com muita hombridade, com respeito e sempre visando bola. Ele foi desleal e dei um chega pra lá para falar que na bola a gente joga, mas, se em alguns momentos quiser provocar, saiba que também vai ter provocação. "Eu não tenho motivo nenhum para cumprimentar (esse jogador). Não tem essa de nervoso. Foi uma agressão sem bola, isso é desleal."

Esta confusão toda aconteceu no dia 19 de agosto. Depois, os dois voltariam a se encontrar no dia 1º de novembro. Quando a bola estava parada, o atacante chutou a bola e acertou a panturrilha do goleiro. Ele rolou no campo, tentando provocar a expulsão do adversário. Não conseguiu. O jogo seguiu e o atacante marcou o gol. Sua comemoração foi apontar para o goleiro e sorrir, provocativo. "Isso é a personalidade do atleta, modo de conduta. Não acredito que uma pessoa se transforme tanto dentro de campo", sentenciou o goleiro. Se o desentendimento fosse entre dois garotos juvenis, irritados, cheios de testosterona e inexperientes, seria compreensível. Mas a rixa envolve dois atletas vividos, inteligentes e que deveriam ser o esteio psicológico de suas equipes. Não os primeiros acabar com a paz de espírito dos seus times. A atiçar os companheiros. Os personagens somam 72 anos. Fernando Prass, tem 37 anos. E Ricardo Oliveira, 35. Ambos são os líderes de Palmeiras e Santos. E serão os personagens que dividirão a atenção na decisão da Copa do Brasil, que começa hoje na Vila Belmiro. Portais, jornais e televisões tentaram aproximar os dois. Passar uma imagem de tranquilidade, de paz nos dois clássicos que definirão mais uma equipe paulista garantida na Libertadores. Só que nenhum deles aceitou. De jeito algum. As assessorias de imprensa dos clubes avisaram que tinham de estar focados na final. E ponto final.

Seus times são muito dependentes de ambos. A começar pela preleção. Fernando Prass é menos expansivo. Mas costuma ser certeiro. Tem excelente visão tática. Costuma pontuar virtudes e defeitos do Palmeiras e do adversário. É comum trocar ideia com Marcelo Oliveira e tem liberdade de dizer o que pensa aos companheiros sobre a estratégia dos jogos. Ricardo Oliveira é pastor evangélico. Tem o dom da palavra. Costuma apelar para o lado motivacional dos companheiros. Os prepara mentalmente para o confronto que está por vir. Além disso, dá o exemplo em campo. Com sua técnica, habilidade e frieza é o artilheiro do Brasil em 2015. E atacante da Seleção Brasileira, apesar da idade. Ambos colecionam amigos e admiradores. Não só nos seus times, mas entre os adversários. Normalmente são muito calmos, conciliadores. Fernando Prass é um dos líderes do Bom Senso. Movimento que teve todo o apoio de Ricardo Oliveira. Mas ambos não se suportam. E não querem saber de paz. Não há perdão. Cada um considera que o outro foi desleal. E não pediram ou aceitam desculpas. Fazem questão de levar essa raiva para o gramado. Tanto Marcelo Oliveira quanto Dorival Júnior pediu tranquilidade a ambos. Os treinadores estão preocupados com descontrole momentâneo que possa custar um cartão vermelho. E tirá-los da partida de hoje, na Vila Belmiro e do jogo final, marcado para o dia 2 de dezembro, na arena palmeirense. Os dois são fundamentais para suas equipes. Já não está fácil controlar os nervos. Os dois times decidiram o Campeonato Paulista. O Santos foi melhor e ficou com o título. A vontade de dar o troco domina os palmeirenses. Enquanto os comandados de Dorival querem sacramentar a passagem para a Libertadores, eliminando o rival.

O duelo pessoal entre Fernando Prass e Ricardo Oliveira se espalhou no ambiente dos dois times. As partidas têm tudo para serem mais disputadas do que deveriam, valendo vaga para a O árbitro Luiz Flávio de Oliveira já sabe do clima entre os veteranos. E acompanhará de perto as atitudes do goleiro e do atacante. Os 72 anos da dupla não adiantam. Ela que deveria acalmar, ser a referência, o equilíbrio... Incendeia a decisão da Copa do Brasil. Ninguém poderia esperar isso. Não de Fernando Prass e Ricardo Oliveira...


Imagens ESPN-Brasil...

Fonte: Esportes R7
Autor: cosmermoli
Publicado em: 25 Nov 2015 08:20:55

Nenhum comentário:

Postar um comentário