sexta-feira, 6 de maio de 2016

Eliminação da Libertadores atinge em cheio o lançamento do livro sobre a vida de Tite. Chegará às livrarias em um momento de tristeza, de derrota. Já há até quem venda a biografia com desconto...

Eliminação da Libertadores atinge em cheio o lançamento do livro sobre a vida de Tite. Chegará às livrarias em um momento de tristeza, de derrota. Já há até quem venda a biografia com desconto...




É enorme o risco quando é feita uma obra literária ou cinematográfica de um personagem vivo, na ativa. O grande medo está no fato de qualquer acontecimento mudar a perspectiva, a certeza que parecia concreta, imutável. Exemplos não faltam. Tevê alguma hoje se anima em mostrar Lula, o Filho do Brasil. Assim também como não há procura do livro "Lance Armstrong: Muito Mais do Que Um Ciclista Campeão". A obra de Sally Jenkis colocava Lance como herói, um esportista fabuloso, recordista em conquistas. E capaz até de vencer um câncer nos testículos. Só que foi lançado antes dele confessar que vencia as corridas dopado. Há o exemplar caso do livro de Carlos Alberto Parreira. "Formando Equipes Vencedoras". A obra foi lançada um mês antes da Copa de 2006. O Brasil deu enorme vexame no Mundial. Ronaldo e Adriano estavam gordos. Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho organizavam farras que terminavam às cinco da manhã. A Seleção foi eliminada nas quartas de final. Perdeu para a França. Não é preciso escrever que a obra foi um fracasso. Neste ano houve o filme Mais Forte do que o Mundo - A história de José Aldo. O manauara estava 11 anos invicto no MMA. Ele tem uma história de vida de muita dificuldade, superação. Sua trajetória é exemplar. Quem teve a oportunidade de assistir garante que José Loreto está muito convincente no papel do lutador. A direção é de Afonso Poyart. O brasileiro acaba de dirigir Presságios de Um Crime, com o vencedor do Oscar, Anthony Hopkins e Colin Farrel. Os produtores queriam que o lançamento acontecesse no dia 14 de janeiro deste ano. Estava tudo certo. Iria entrar no circuito nacional. O filme emocionante termina com Zé Aldo com o cinturão dos penas, campeão do UFC.
Mas no dia 12 de dezembro de 2015, ele teve pela frente o irlandês Conor McGregor. Bastaram 13 segundos de luta e Zé Aldo caiu desacordado. Nocauteado. Os produtores perceberam que o filme seria um fracasso de bilheteria. E decidiram adiá-lo por tempo indeterminado. Esperar um outro grande momento do lutador. Mas isso não acontecerá com o livro "Tite", da jornalista Camila Mattoso. Ela ouviu 84 fontes para escrever a obra que detalha a vida do treinador do Corinthians. Mostra detalhe inéditos de sua vida. Como jogador. O início na carreira como técnico, antecipada por lesões nos joelhos. Os bastidores de derrotas e, principalmente, as vitórias.

O grande mote do livro é mostrar o perfil do melhor treinador atual do futebol brasileiro. A editora Panda Books decidiu. O livro de 240 páginas foi programado para começar a ser vendido na terceira semana de maio. No dia 18, todas "melhores livrarias do país" deverão ter a publicação. Só que a vida e o futebol são cruéis. No dia 18 de maio, se tudo desse certo, o Corinthians estaria decidindo a vaga das quartas de final da Libertadores contra o Boca Juniors. Seria espetacular para as vendas. Ainda mais se o time vencesse. No dia seguinte, as vendas seriam estupendas. Mas o inesperado aconteceu. Nesta quarta-feira, o Corinthians foi eliminado da Libertadores. Perdeu a vaga em casa, com o Itaquerão lotado. Jogadores, diretoria e até o treinador está sendo questionado por seus erros. Não há mais o clima de euforia. A queda na Libertadores foi um banho gelado demais. Ainda mais envolvendo tudo que se relacione ao treinador. O bom senso indicaria fazer como Zé Aldo, esperar o final do Campeonato Brasileiro. Se o Corinthians vencer o hepta seria um grande gancho. Porém, não há o que fazer. A editora já imprimiu a primeira edição. E as grandes livrarias do país já estão agendando a pré-venda pela Internet. Na terceira semana deste mês, "Tite" estará à venda para o grande público. A editora não confirma a data da sessão de autógrafos da autora e do escritor. O preço recomendado é de R$ 37,90. Mas já há quem o esteja vendendo com desconto, antes de chegar às prateleiras. R$ 30,30. Como a Livraria Saraiva, que confirma o lançamento para o dia 18.

O clima para festejar a obra está longe de ser o ideal. Está muito próximo da eliminação da Libertadores. As histórias continuam interessantes. Empolgantes. A conquista da Libertadores, do Mundial de 2012. A discussão e quase briga com Adriano, questões envolvendo racismo do próprio pai, a convivência com Ronaldo, a chegada de Jorge Henrique bêbado no Corinthians. Uma excelente foi reproduzida por Menon no seu blog. E que vale a pena ser lida. O conflito com Alexandre Pato. O episódio confirma o que o blog já publicou. Tite e Pato não querem jamais voltar a trabalhar juntos. “As cenas são inesquecíveis na cabeça de Tite. Em outubro e 2013, segunda e decisiva partida da fase de quartas de fina da Copa do Brasil, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, Water, goleiro reserva do Corinthians, entrou no vestiário, chutando a porta, enlouquecido. (….)

“Alexandre Pato havia acabado de cavar sua própria cova: tentou de forma vergonhosa dar uma cavadinha na última cobrança de pênaltis contra o Grêmio. O time alvinegro estava eliminado. (….) Danilo e Edenílson também pararam em Dida, mas de maneira compreensível. Tite entrou no vestiário desvairado. Andava de um lado para outro inconformado com o que tinha passado naquela noite – o time vivia um momento de crise, o treinador havia pedido demissão duas semanas antes. “Calma, professor, calma. Não é hora de falar nada agora – tentou intervir o lateral Fábio Santos, um dos mais calmos naquele momento, ao lado de Ralf. “Calma o caralho. É um egoísta….Só pensa nele! Tem de aprender a amadurecer, ter senso de equipe. Não existe isso – gritou Tite. (….) Com o mesmo tom de voz do início ao fim, sem alterações deu o que considera ter sido a bronca mais – Danilo, errar é do jogo…Edenilson, é do jogo… É da vida. faz parte. Pato, olha pra mim: tu não é da vida. O jeito que tu perdeu, não é. Tu tem que aprender a trabalhar em equipe, tu tem que deixar de ser egoísta. Tu tem que amadurecer e virar um homem – falou Tite, em parte do discurso de quase cinco minutos. (…) Ou seja, continua sendo um livro imperdível para quem gosta de futebol. Só que pagará o preço. Não levou em consideração a chance de derrota na Libertadores.

Muita gente agora deve estar lamentando o planejamento.

Se o livro saísse em dezembro de 2015 seria espetacular.

Com o Corinthians acabado de vencer o hexa Brasileiro.

Agora, depois da eliminação, fica estranho, fora de lugar.

Fica a lição.

Ninguém domina o roteiro deste inexplicável teatro chamado vida...




Fonte: Esportes R7
Autor: cosmermoli
Publicado em: 06 May 2016 14:41:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário